domingo, 10 de janeiro de 2016

os vinhos e as uvas


TIPOS DE UVAS

Conheça as principais caracterísitcas das uvas dos quais os melhores vinhos são feitos.

Parte das características de um vinho se deve a uva que lhe deu origem (são os ditos aromas primários!).

É claro que a bebida pode variar de acordo com a região e com outros fatores como o Terroir de onde são produzidas, mas a melhor maneira de se orientar na hora de escolher um vinho é saber quais uvas foram utiliadas na sua elaboração.

Uvas vermelhas

Cabernet Sauvignon

Com muita intensidade – desde a cor até os aromas e a estrutura do vinho em boca -, a Cabernet Sauvignon traz essa marca registrada em diverso portfólio da uva. Frutas, com destaque às groselhas -, toques vegetais ou herbáceos, de tabaco, café e baunilha são esperados deste vinho encorpado, tânico e superpotente.


Merlot

A característica mais marcante da Merlot – e pela qual a uva é mais conhecida – não é um aroma ou um sabor, mas a maciez com que seus vinhos passeiam pela língua. Frutas negras, violetas e toques terrosos seduzem o nariz, mas finalizam com uma boca tão macia que caracteriza a uva por produzir vinhos fáceis de beber.


Carménère

Com acidez e corpo médios, os vinhos de Carménère (os chilenos que o digam) são marcados pelo caráter herbáceo e vegetal de seus vinhos. Há até alguns exemplares mais frutados, outros com mais caráter da madeira, mas a maioria traz tantas notas de pimentão verde que virou marca registrada da uva.


Malbec

Quase tão intensa quanto a Cabernet, a tipicidade da Malbec também prevê muito corpo e muitos taninos, além de aromas e sabores exuberantes. Ameixas e o frescor de menta estão, na maioria das vezes, associados aos sabores do carvalho, muito utilizado no processo de envelhecimento de seus vinhos.


Pinot Noir

Frutas silvestres representam o início dos aromas de um Pinot Noir, mas a mais sensual das uvas expressa também notas terrosas e herbáceas. A variedade francesa é conhecida por ser a mais leve das castas tintas (algo que se nota pela cor, por vezes, translúcida), consequência de sua casca fina, que passa menos cor, corpo e taninos para o vinho. Em compensação, é bastante aromática.
Confira aqui a nossa seleção de vinhos Pinot Noir


Syrah

Conhecida como Shiraz no Novo Mundo, onde se deu tão bem quanto no Velho, a Syrah é outra variedade intensa que exibe aromas de frutas negras, mas com um diferencial: as especiarias. Desde pimenta-do-reino até cravo, canela e alcaçuz.


Grenache

Apesar de a Grenache ser mais conhecida pelos cortes com Syrah e Mourvèdre, típico do Rhône, é uma das uvas que estão se tornando mais populares ultimamente – mas com o nome Garnacha, como é na Espanha, ou Samsó, na Catalunha. Os vinhos de Grenache costumam ser encorados, trazendo notas de frutas vermelhas, especiarias, toffe e café.


Tempranillo

Na lista das uvas tintas mais com taninos, a Tempranillo é a principal uva da Espanha e marca seus vinhos com sabores de frutas vermelhas, sobretudo morangos. Ela dá paladar levemente adocicado a seus vinhos – impressão gerada pelo amadurecimento das notas frutadas e da transformação dessas frutas em geleia.


Sangiovese

A mais italiana das uvas traz aromas e sabores que vão das ameixas até tomates, passando por chá e por notas terrosas. Seus vinhos vão de médio corpo a encorpados, mas trazem sempre muitos taninos – característica que lhes garante longa guarda. A acidez, marcante em todo o solo italiano, também é uma das características da Sangiovese.