segunda-feira, 9 de maio de 2016

As 5 Regras Para Ser Mais Feliz





Uma bela apresentação sobre o que realmente importa na vida, como aproveitá-la ao máximo e desfrutar da experiência!






































Seis Passos Para o Autoconhecimento




Quem sou eu? 
Muitas vezes pensamos saber a resposta a esta pergunta e paramos de formular a questão. Porém, para conhecer-nos realmente, temos que estar cientes dos fatores que nos fizeram ser como somos, o que formou nossa personalidade e crenças, e influenciou decisivamente nosso comportamento e pensamentos.

Então, se você quer descobrir o que o perturba, por que você pensa e age desta ou daquela maneira, este procedimento que apresentamos a seguir pode ser de muita valia. Ele é aplicado em vários cursos de psicologia nas universidades, para ajudar os alunos a se autoconhecerem e, assim, melhor compreender seus pacientes.

Mas atenção! Este NÃO é um teste de cinco minutos, e sim, um guia sério para você traçar um verdadeiro mapa da sua identidade. Pode levar 30 minutos ou várias horas de profunda reflexão. É um exercício que pode ser feito várias vezes ao longo do tempo, e você sempre descobrirá que há algo a acrescentar.

Evidentemente, quanto menos detalhes você fornecer, mais rápido será o teste. Ainda que as respostas não sejam tão completas, ainda assim serão verdadeiras. Portanto, você pode dedicar pouco tempo a este exercício e gradualmente acrescentar as informações que quiser, e assim torná-lo mais preciso e informativo. A escolha é sua!

Para o procedimento tenha à mão uma caneta — ou lápis — e papel, ou escreva num arquivo de texto no computador.
1º Passo: Sua primeira identidade.

Pergunte-se estas 4 questões:
1. Quando foi que você sentiu que tinha uma real identidade?
2. Que idade você tinha?
3. Quanto daquela criança ainda está em você?
4. Quanto vocês ainda têm em comum?
A maioria das pessoas constrói uma identidade própria durante a infância e, seja o que for que venham a acrescentar a essa identidade nuclear, elas sempre SENTEM-SE como aquela criança do passado, que apenas enfrentou algumas experiências na vida. Com o passar dos anos, tendemos a esquecer aquela criança e nem sabemos mais se nos identificamos com ela.

Então, sente-se e pense sobre aquela criança ou adolescente. O que, de SEU, você ainda percebe NELA? Vocês têm a mesma personalidade? A mesma atitude perante a vida?

Escreva as primeiras coisas que lhe vierem à mente (quanto mais você escrever, mais acurado será o processo).

2º Passo: Os eventos que contribuíram para a sua formação


Volte no tempo para as suas primeiras lembranças, e escreva as GRANDES lembranças, os acontecimentos que lhe vêm à mente quando você pensa sobre a sua vida. São as lembranças das quais você não pode escapar e estão relacionadas, de alguma forma, a tudo o que você pensa e a tudo o que você é. Seus grandes amores, suas grandes decepções, seus maiores traumas e medos.

Nossas lembranças e experiências formam a nossa maneira de ser. Não apenas mentalmente, mas também em termosbiológicos, fazendo com que neurônios se conectem com outros neurônios. Ao se conectarem, os neurônios criam uma nova influência sobre suas lembranças e, em alguns casos, sobre a maneira como você reagirá às coisas novas ou pensará sobre as antigas.

Por exemplo, um trauma envolvendo a mordida de um cachorro poderá fazer com um neurônio ou um grupo de neurônios representando cachorros se conectem com outros neurônios que ativam uma reação de medo. Isto significa que nosso cérebro realmente MUDA de acordo com as nossas experiências, especialmente as mais significativas.

Livros, filmes e coisas que aprendemos também são experiências importantes. A leitura de um livro pode ter tanto peso na sua vida quanto uma experiência vivida. E na área das experiências, elas podem ser costumes e tradições ensinadas por seus pais, seus parentes, sua cultura.

Acrescente essas coisas à lista.

3º Passo: Pessoas que influenciaram a sua vida


Pessoas que foram parte da nossa vida têm tanta influência sobre quem nos tornamos quanto as experiências pelas quais passamos. Portanto, ainda não é hora de largar a sua caneta, pois agora é hora de voltar novamente, e contar pelo menos 10 pessoas que influenciaram a sua vida. (de novo, você escolhe quantas quer incluir na lista)

Olhe para esses nomes e pergunte-se: "O que eu aprendi com essas pessoas? O que eu levei delas comigo, e o que mudou em mim depois que elas surgiram na minha vida?"

Acrescente as respostas que você encontrou àquelas que você encontrou nos dois primeiros passos.

4º Passo: Como tem sido a sua vida recentemente?


As pessoas se ajustam às circunstâncias. O que temos feito ultimamente pode ser tão ou mais importante do que coisas que aconteceram há muito tempo porque elas nos influenciam no presente.

Pense nos últimos cinco anos (ou o maior período durante o qual você tem vivido da mesma maneira, com os mesmos hábitos) — quais são as diferenças entre quem você era antes de viver assim, e quem você é agora? Quais são os hábitos que você tem agora? Quais são as pessoas que você vê com mais frequência e que lhe provocam maior impacto?

Certos hábitos podem nos modificar bastante. Eles tornam-se parte de quem somos, como reagimos e até mesmo como pensamos sobre nós mesmos.
Adicione essa reposta à crescente lista de influências na sua vida.

5º Passo: O que você odeia e evita?
Force um pouco os seus limites e faça a si mesmo essas difíceis perguntas:

- Quais são as coisas contra as quais você sempre será e jamais aceitará?
- Quais são as coisas que você decidiu que jamais irá experimentar?

Essas coisas podem ser, por exemplo:esportes radicais, queda livre, drogas, diversos hobbies, tipos de pessoas que você evita ou detesta, ideologias com as quais não concorda, tipos de comida, animais que você teme etc.

As coisas que detestamos, tememos ou evitamos não nos definem menos do que as coisas das quais gostamos. Devido ao fato de evitarmos pensar sobre tais coisas no nosso dia a dia, muitas vezes nos fechamos para sempre em relação a essas opções. Não se trata de forçar-se a gostar delas, mas sim, de compreender POR QUE você as detesta e como isso influenciou a sua vida.

Pode ser um evento traumático, como a mordida do cão no exemplo do 2º Passo. Pode ser apenas uma intuição, uma repugnância física em relação a um assunto. As pequenas coisas do nosso passado, especialmente na primeira infância, podem ter enorme influência sobre o que não gostamos. Tais fatos moldam nossa maneira de reagir, de nos conduzir, e mesmo pensar. O medo é um grande motivador, e pode exercer uma enorme influência na nossa vida.

Não tenha receio em formular e responder a essas difíceis questões.

Acrescente as respostas à lista de coisas que influenciaram a sua vida.
6º Passo: Construa um mapa de quem você realmente é.

Muito bem. Agora você tem uma bela pilha de fatos na sua frente. Vamos organizá-los?

Você deve ter uma lista com as influências mais importantes na sua vida, mais a identidade inicial que você criou na sua infância.

Volte àquela criança da primeira lista, e pense bem na lista de diferenças entre você e aquela criança. É muito importante que você encontre quantas diferenças puder nas suas atitudes, pensamentos, crenças e sentimentos.

Esta lista de diferenças é o seu mapa para entender o que foi acrescentado à sua identidade inicial para formar que você é agora.

Agora, atribua a cada diferença uma curta descrição (p. ex.: tornar-se mais receoso, não gostar de cidades grandes, temer cães) e conecte cada diferença às experiências, pessoas, coisas detestadas e hábitos de todos os passos anteriores fazendo linhas simples a partir do nome da diferença em direção aos itens na lista que criaram tais diferenças.

Um exemplo simples de como deverá se parecer:


Essas são as "correntes de influência" que moldaram quem você é, tudo o que foi construído a partir daquela primeira identidade. Mesmo que se sinta completamente diferente agora, é importante saber onde você começou e como chegou até aqui.

Você vê os caminhos que lhe trouxeram até aqui? Eles são tão você quanto era aquela criança, e, às vezes, são até mais. Não tente apegar-se àquela primeira identidade, mas reconheça os degraus que lhe trouxeram até onde está hoje.

Elabore uma nova lista e organize apenas essas correntes (ou diferenças). A tabela à sua frente deverá estar ainda muito complexa, pois é isto o que somos: pessoas complexas, com identidades complexas. Não existe uma resposta simples para quem somos nós. Somos muito mais do que o nosso gênero, crenças, idade ou etnicidade. Somos muito, muito mais do que isso. 

Os itens que formam as diferenças entre você e aquela criança, quando adicionados às qualidades iniciais que você possuía são VOCÊ.

Essa tabela é um mapa daquilo que faz de você a pessoa que você é hoje. Guarde-o, acrescente mais coisas a ele, e estude-o. Lendo esses fatos no papel, as respostas reais para quem você é, lhe farão conhecer-se melhor, entender melhor suas decisões, suas ideias e sentimentos. Esperamos que você faça bom uso dessa nova compreensão.
Lembre-se: É muito importante que você ame a pessoa que você é. Aceite o caminho que lhe trouxe até aqui, e fique em paz consigo mesmo!

Informações Importantes Sobre o Glaucoma

O glaucoma é uma enfermidade nos olhos em que o nervo óptico é danificado e piora ao longo do tempo. O aumento de pressão interna no olho, chamada de pressão intraocular, é a incapacidade do olho para drenar o fluido (humor aquoso) de maneira adequada. Danos no nervo óptico podem levar à perda da visão e cegueira permanente em poucos anos, se o problema não for tratado.

Os dois principais tipos dessa doença são glaucoma crônico simples de ângulo aberto (mais comum) e glaucoma de ângulo fechado. No glaucoma de ângulo aberto, a estrutura dos olhos parece normal mas o fluido não passa adequadamente pelo dreno dos olhos, chamado de malha trabecular.

Já o glaucoma de ângulo fechado se caracteriza pela pouca drenagem do olho, devido ao ângulo entre a íris e a córnea, que fica então obstruída pela íris e resulta em visão turva.

Existem várias maneiras de tratar o problema. Os recursos vão desde colírios para os casos menos severos, microcirurgia para drenar o humor aquoso, ou vários procedimentos de cirurgia com raios laser.

Nota importante: Por favor, consulte um oftalmologista se você sofre de um dos sintomas desta lista abaixo, ou se você tem histórico de glaucoma na família. É importante fazer um exame completo nos olhos para minimizar os riscos nos estágios iniciais. 

Causas externas:
Bloqueio dos vasos sanguíneos dos olhos
Trauma nos olhos (como um soco ou uma batida)
Danos nos olhos causados por substâncias químicas
Infecção severa nos olhos
Inflamação nos olhos (uveíte)
Sintomas:
Ver halos ao redor da luz
Perda de visão
Vermelhidão nos olhos
Visão subitamente turva ou embaçada
Náusea ou vômito
Dor no olho
Estreitamento do campo visual (visão de túnel)
Clarões de luz ou pontos pretos
Visão dupla
Ver manchas e imagens tremidas

Pessoas com maiores riscos:
Maiores de 40 anos
Possuir histórico familiar de glaucoma
Afrodescendentes
Deficientes visuais
Pessoas com córnea fina
Diabéticos
Pessoas que sofreram traumas nos olhos (soco ou batida)
Pessoas que consomem certos tipos de esteroides como prednisona

7 Medidas preventivas contra o glaucoma:
1) Alimentação saudável - Manter uma dieta saudável é essencial na prevenção de vários tipos de doenças. Vegetais folhosos têm alto teor de clorofila, que melhora a visão e protege contra o glaucoma. Certifique-se de acrescentar espinafre, couve, beterraba e cenoura à sua dieta diária. O ácido graxo ômega-3 dos peixes de água fria são igualmente benéficos para a saúde dos olhos.

2) Exercícios para os olhos - Você pode praticar alguns exercícios fáceis para manter uma boa visão. Exercícios para os olhos previnem acúmulo de tensão e aguçam a concentração. Aqui estão alguns exercícios que você pode praticar em casa:
Exercício com lápis - Segure um lápis a um braço de distância dos olhos, foque-se nele e, lentamente, vá trazendo o lápis para perto do seu nariz. Mova o lápis para o lado até que seus olhos não possam mais vê-lo. Faça isso 10 vezes por dia.
Rolar os olhos - Role seus olhos em sentido horário por alguns segundos e, a seguir, role-os em sentido anti-horário também por alguns segundos. Repita o procedimento 4 ou 5 vezes, piscando os olhos entre cada série.
Piscar os olhos - Tente piscar os olhos rapidamente 20 ou 30 vezes sem fechá-los completamente. Feche seus olhos e deixe-os descansar por um tempo após terminar.
Concentração - Focalize sua visão num objeto distante por um curto período. Experimente olhar fixamente para a lua lá fora por alguns minutos e, assim, evitar a tensão nos olhos.

3) Tomar sol e usar as palmas das mãos -O Método Bates de "sol e palmas" auxilia a flexibilizar e reativar a lente dos olhos. Mostramos a seguir as técnicas:
Tomar sol: Deixe o sol bater diretamente sobre seus olhos, com as pálpebras fechadas, enquanto você respira fundo. Faça isso pela manhã, por cerca de dois minutos.
Palmas das mãos: Esfregue as palmas de suas mãos uma na outra para gerar calor e coloque-as delicadamente sobre os seus olhos fechados sem fazer pressão. Mantenha seus olhos fechados de modo que não entre luz. Fique assim por dois minutos.

4) Aspargos - Talvez você não gostasse muito de aspargos quando era criança, mas agora, certamente apreciará os benefícios desse vegetal para a sua visão. Comer algumas hastes de aspargos por dia pode ajudar a prevenir cataratas e glaucoma. Aqui está uma interessante receita para você preparar:
Misture 1 colher de chá de aspargo picado com 1/2 colher de chá de mel.
Consuma essa mistura com uma xícara de leite morno durante alguns meses.

5) Ginkgo Biloba - Os chineses vêm utilizando Ginkgo Biloba há mais de 5 mil anos para tratar de diversos problemas de saúde. Ele afeta o fluxo do sangue nos olhos e protege o nervo óptico contra danos. Também é empregado para melhorar a memória, aliviar o estresse e até mesmo tratar de Mal de Alzheimer. Tome cápsulas de 40 g por dia, 3 vezes, totalizando 120 g por dia. Consulte seu médico antes de consumir Ginkgo Biloba.

6) Mirtilos - Essa poderosa frutinha é ótima para tratar de cegueira noturna e proteger contra degeneração macular dos olhos. Ela contém uma substância química chamada antocianosida, que possui propriedades anti-inflamatórias. Coma 1/2 xícara delas por dia, ou em forma de suplemento. Tome 160 mg de extrato de mirtilo (com 25% de antocianidina) duas vezes ao dia, ou várias vezes por semana. Consulte seu médico se você estiver planejando consumir mirtilos em forma de cápsulas.

7) Amêndoas - Amêndoas são uma grande alternativas para lanchinhos, se comparadas com barras de cereais açucaradas e batataschips, cheias de sódio. Elas podem melhorar a visão com seus componentes de ômega-3, e proporcionar a você aquele aumento de energia tão necessário durante o dia. Um punhado de amêndoas pode aumentar as funções cerebrais e mesmo aliviar o cansaço. Experimente esta receita fácil e rápida de pasta de amêndoas:
Pegue entre 5 e 10 amêndoas e deixe-as de molho na água durante a noite.
Na manhã seguinte, tire a pele das amêndoas e coloque-as para moer no processador.
A mistura vai se transformar numa pasta de amêndoas, que você pode consumir com um copo de leite morno no café da manhã. Repita o procedimento por alguns meses.

Dicas extras: 
- Visite seu oftalmologista regularmente para check-ups.
- Não passe muito tempo na frente da tela da TV ou do computador, pois ambos contribuem para deixar os olhos tensos.
- Mantenha a tela de computador onde você está trabalhando a uma distância segura de 50/60 cm dos seus olhos.
- Invista num monitor antirreflexo para não cansar seus olhos.
- Use óculos de sol de boa qualidade para proteger seus olhos da intensidade dos raios de sol.
- Evite ler em locais onde a luz é fraca, pois isso aumenta a tensão nos músculos dos seus olhos.
- Use cosméticos de boa qualidade para proteger seus olhos.
- Não use óculos com lentes de grau inadequado para você.
- Faça pausas visuais frequentes quando estiver ao computador, descansando os olhos a cada 20 minutos, aproximadamente.
- Tenha boas noites de sono para prevenir desconforto dos olhos e visão turva.

Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

Remédios Caseiros para Tratar de Varizes

De acordo com vários estudos, algo em torno de 25% das mulheres e 10% dos homens são afetados pelas varizes, que são veias dilatadas e inchadas, normalmente, nas pernas, que podem ser dolorosas e ter uma aparência desagradável. Porém, não pare de ler, pois há uma variedade de remédios caseiros para tratar de varizes que podem ajudar você ou alguém que você conheça a evitar procedimentos cirúrgicos penosos e caros.

Varizes são, geralmente, herança genética. Portanto, se alguém na sua família as possui, há grandes chances de que você também venha a tê-las. Elas ocorrem quando as válvulas das veias, que empurram o sangue através do sistema circulatório, enfraquecem e tornam-se flacidas, fazendo com que fluídos se acumulem nas veias. Os sinais mais comuns do desenvolvimento de varizes são sensibilidade ao redor de uma veia aumentada, inchamento das pernas, sensação de coceira ou enrijecimento nas pernas e sensação de peso nas pernas.


Embora as varizes não representem perigo de morte, sua aparência é desconfortável para algumas pessoas, e muitos médicos recomendam cirurgias cosméticas para removê-las. Porém, tais cirurgias podem ser caras e exigem períodos de repouso e imobilização. Portanto, é melhor experimentar alguns desses remédios simples e naturais primeiro.

1. Mantenha seus pés para cima
Tal como ocorre após longas horas de voo ou um longo período em que ficamos sentados, o sangue corre para as suas pernas e provoca a sensação de peso. A sensação com a varizes é semelhante, e as pessoas com esse problema podem experimentar inchaços ao passarem o dia sentadas ou em pé. Para remediar essa desconfortável sensação, o melhor a fazer é reclinar, com as pernas elevadas por um período de até uma hora. Este procedimento permite que o fluxo de sangue saia de suas pernas e tornozelos e volte para o coração, aliviando assim o inchaço e sensação de peso.


2. Coloque gelo sobre suas varizes
Aplicar gelo ou uma bolsa de gelo sobre as varizes pode ajudar a minimizar sua aparência e a reduzir o inchaço ao redor da veia. Isso ocorre porque o frio restringe o fluxo de sangue para a área de aplicação, melhorando a aparência das veias inchadas. Também são recomendados banhos com água morna ou fria com alguma frequência, para manter saudável a circulação do sangue e o bom trabalho de suas veias e vasos sanguíneos.

3. Faça exercícios
A prática regular de exercícios aeróbicos, como corrida, caminhadas em ritmo rápido, ciclismo ou natação mantém seu sangue circulando como deve e previne a concentração de líquidos em suas veias. Recomenda-se a prática de, pelo menos, 15 minutos de exercícios aeróbicos todos os dias (com aprovação médica), não apenas para ficar em forma. Já foi demonstrado que exercícios feitos com regularidade podem reduzir a gravidade e melhorar a aparência das varizes.

4. Flexione seus pés
Mesmo que você não tenha como praticar exercícios aeróbicos, levantar as pernas e fazer círculos com os tornozelos ajudará a tratar das varizes. Ao contrair os músculos dos pés, o sangue é empurrado para cima, em direção ao coração. Ao flexionar os pés algumas vezes, fazer círculos com os tornozelos ou erguer e baixar os calcanhares, você força a circulação do sangue, que não fica acumulado nas suas varizes.

5. Experimente meias com suave compressão
Existem meias com suave compressão que podem ser compradas na maioria das farmácias e drogarias, e que ajudarão a melhorar a circulação nas suas pernas. Como foi explicado acima, quando se aplica pressão na base das pernas, o sangue é empurrado para cima em direçao ao coração e nçao ficará acumulado nas suas veias. Você pode adquirir meias de compressão suave (20mm Hg), ou um pouco mais fortes (60mm Hg). Os modelos com compressão mais fortes devem ser acompanhados de receita médica. Elas vêm em várias cores e formas para diferentes partes da perna e, normalmente, são confortáveis o suficiente (pelo menos, as de pouca compressão) para o uso diário. 

Se você ou alguém que você conhece tem varizes, deveria consultar com um médico para verificar a possibilidade de formação de coágulos. Esses remédios naturais ajudarão a aliviar muitos dos efeitos das varizes mas não há garantias de que elas irão desaparecer. Entretanto, não custa nada tentar!
Fonte: Marcos C.

É Preciso Esquecer, Para Ter Uma Vida Melhor!

Às vezes nos perguntamos: por que não consigo ser feliz? Em muitos casos, é preciso esquecer de algumas coisas para termos uma vida mais calma e serena. Isso mesmo, o esquecimento pode ser seu aliado. Você vai ver agora nove pontos essenciais que você pode deixar de lado, simplesmente esquecer, como se nem tivesse acontecido. Pode ser difícil, pois nossa mente sempre vai buscar os acontecimentos do passado, mas ao ler este artigo, você verá que pode e consegue esquecer de tudo aquilo que não te serve mais e, dessa forma, alcançar a sua paz de espírito.

1. Esqueça os motivos
Em muitos casos ficamos apegados em motivos que nos fazem nos sentirmos mal, e muitas vezes são motivos fúteis, bobos, que até já passaram. O melhor é esquecer. Mesmo que seja por algumas horas, por um dia. Ao ignorar os motivos, você dá à sua mente um tempo para analisar a situação. E com certeza se sentirá melhor.

2. Esqueça os julgamentos
Julgar os outros é muito ruim, pois estamos classificando e colocando erros na pessoa que sequer sabemos que existem. E se existirem, isso é problema dela, não seu. Esqueça o que ela fez ou ainda tem feito. Muitas pessoas passam por nossos caminhos para que possamos aprender alguma lição. Esqueça o julgamento e memorize o aprendizado.

3. Esqueça a perfeição
Criar uma imagem ideal e perfeita sobre nós e nossas vidas pode ser bom para que possamos ir em frente, mas quando nos deparamos com os desafios que a vida nos propõe, insistimos em pensar nesta vida perfeita imaginária. Esqueça isto, pois nada é perfeito. Pense que o tanto o mundo quanto a sua vida podem ser belas com a imperfeição, e siga em frente!

4. Esqueça as histórias
Todos nós temos uma boa habilidade em nossas mentes: de inventar histórias. Isso é até bom se soubermos usar a criatividade, mas o problema é que na maioria dos casos inventamos histórias negativas e pessimistas, criando fatos que sequer existem! Esqueça isto imediatamente! Se a sua imaginação é fértil, crie uma história onde você é o protagonista de um enredo positivo.

5. Esqueça a culpa
Culpamos nossa família, pais, filhos, cônjuges, o chefe, colegas de trabalho, a política, o governo, o país... E para quê? E continuamos culpando a tudo e a todos, como o casamento, o divórcio, as doenças, a crise econômica e por aí vai. Sempre colocamos a culpa nos outros. Não demos culpar ninguém, nem a nós mesmo. Esta é uma palavra que deve não somente ser esquecida, mas banida de seu vocabulário caso queira ter uma vida mais saudável e plena.

6. Esqueça a vitimização
Quando reclamamos e nos fazemos de vítima, instantaneamente chamamos a atenção de quem está ao nosso redor, pois o nosso ego distorce os fatos da realidade e gosta do sentimento de pena dos outros. Esqueça as reclamações, não se faça de vítima. Passe a agir de forma contrária, pensando como alguém capaz de passar por cima de todos os desafios que a vida lhe impõe.

7. Esqueça o apego
Nós costumamos nos apegar demais a coisas, pessoas e momentos de nossas vidas, bons e ruins. Pense: isso é nostalgia. O que passou não volta mais. Você pode até guardar com carinho os bons momentos que passou, mas nunca se apegar a isso como se ainda fosse o presente e se lamentar pelo que não volta. Por isso, esqueça o passado, pessoas que passaram pela sua vida e que não voltarão, ou coisas que você já teve. Viva o presente. Um dia de cada vez.

8. Esqueça os problemas dos outros
Atenção: isso não quer dizer que você vá agir de forma egoísta, sem nunca ajudar os outros. Às vezes achamos que somos insubstituíveis, que precisamos de qualquer forma resolver os problemas dos outros. Esqueça. Você pode ajudar, é claro, mas muitas vezes aquela pessoa que você tanto quer ajudar precisa de um aprendizado para aquela situação.

9. Esqueça o medo
Este é o mais difícil. O medo nos rodeia o tempo todo. Medo de sermos incapazes, de não sermos amados, de ficarmos doentes, sem trabalho, são inúmeros. Na verdade, o medo é uma ilusão que nos impede de ver o que está por trás dele. Por isso, por mais árduo que seja, vale a regra do esquecimento. Esqueça este medo. Veja por que motivo ele está ali e apague-o. Pense: este é o momento. Esqueça, evolua e viva!
Créditos: mariocaetano.net

Por Isso Que A Banana É A Melhor Fruta do Mundo!


Eu e você sabemos que bananas são incrivelmente saudáveis, mas vamos fazer uma aposta: Quando você terminar de ler este artigo, terá aprendido pelo menos cinco coisas sobre a banana que ainda não sabia. 

Bananas não são só saudáveis, elas também podem ser usadas como remédio para tratar e curar diversos problemas. E eu aprendi muito com isso, e com certeza começarei a comprar mais dessa fruta! 

As bananas contêm três açúcares naturais – sacarose, frutose e glicose – juntamente com fibras, o que imediatamente lhe dá um impulso de energia. Pesquisas provaram que apenas duas bananas possuem a quantidade de energia que você precisa para até 90 minutos de forte atividade física! 

Mas não é só dando energia que a banana nos ajuda a ficar em forma. Ela também pode curar ou prevenir uma variedade de doenças e condições, sendo um dos alimentos mais importantes da nossa dieta. 
1. Depressão 
De acordo com um estudo recente, muitas pessoas que sofrem de depressão sentem-se melhores após comer uma banana. Isso acontece por que a banana possui triptófano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que relaxa, melhora o humor e faz com que você se sinta mais feliz. 

2. TPM 
Esqueça dos remédios - coma uma banana. A vitamina B6 que ela contém regula os níveis de glicose no sangue, melhorando o seu humor. 

3. Anemia 
Rica em ferro, a banana pode estimular a produção de hemoglobina, ajudando a combater a anemia. 


4. Pressão arterial 
A banana tem um nível altíssimo de potássio, mas muito pouco sódio, sendo assim um excelente remédio contra a pressão alta e, consequentemente, diminuindo o risco de um derrame. 

5. Capacidade cerebral 
Duzentos alunos de urna escola na Inglaterra foram ajudados nos seus exames finais, comendo bananas no café da manhã, lanche ou almoço. Pesquisas mostraram que o potássio da fruta ajuda no aprendizado, pois mantém o aluno mais alerta. 

6. Constipação 
O alto teor de fibras da banana ajuda a regularizar o intestino. 

7. Cura ressaca 
Uma das maneiras mais eficientes de curar uma ressaca é fazendo uma vitamina de banana, adoçada com mel. A banana acalma o estômago, o mel restaura os níveis de glicose no sangue e o leite ainda a reidrata o organismo. 

8. Azia 
A banana possui um efeito antiácido natural, portanto é muito eficaz contra a azia. 

9. Enjoo matinal 
Comer bananas pela manhã ajuda a gestante a manter seu nível de glicose alto e previne o enjoo matinal. 

10. Picadas de mosquito 
Antes de usar uma pomada quando for picado por um mosquito, experimente esfregar na picada a parte de dentro da casca da banana. Na maioria dos casos, isso ajuda a reduzir a irritação e inchaço. 

11. Ajuda a emagrecer no trabalho 
Estudos mostraram que o estresse no trabalho nos faz "beliscar" comidinhas como chocolates e salgadinhos. Para evitar isso, é necessário controlar nossa glicose com comidas saudáveis, mas com muito carboidrato, como a banana. 

12. Úlceras 
A banana é usada como remédio para problemas intestinais, devido à sua textura macia e leve. É a única fruta crua que pode ser consumida por quem tem problemas gástricos crônicos, pois neutraliza a acidez do estômago. 
13. Controle de temperatura 
Muitas culturas acreditam que a banana pode diminuir a temperatura do corpo. Na Tailândia, por exemplo, gestantes comem bananas para garantir que seus bebês nasçam com uma temperatura mais confortável. 

14. Fumo e tabagismo 
A banana pode lhe ajudar a parar de fumar. As vitaminas B6 e B12 que ela contém, bem como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da abstinência de nicotina. 

15. Estresse 
O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, oxigena o cérebro e mantém o equilíbrio da água no organismo. Quando estamos estressados, nosso nível de potássio abaixa, mas comer uma banana ajuda a resolver isso! 

16. Derrames 
Comer bananas regularmente pode reduzir o seu risco de morte por derrame em até 40 por cento. 

17. Verrugas 
Muitos acreditam que a casca da banana é muito eficaz contra verrugas. Coloque um pedaço da casca sobre elas, com a parte amarela para fora, e afixe com um esparadrapo. 

Como você pode ver, a banana realmente é um excelente remédio natural contra diversas doenças! 

Comparada a uma maçã, ela possui quatro vezes mais proteína, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro, e o dobro de outras vitaminas e minerais. Ela também é rica em potássio, e uma das frutas mais baratas que você pode encontrar!


"As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.”

A Lição do Executivo

Esta bela história traz uma lição importante sobre como enfrentamos os problemas que encontramos pelo caminho. A solução para eles pode estar onde você menos espera...