segunda-feira, 25 de abril de 2016

6 Maneiras de Adquirir Sabedoria

Inteligência é algo,  dizem! com o qual a gente nasce.

Por outro lado, sabedoria, algo bem mais útil, é algo que, definitivamente, só pode ser aprendida com a vivência. Muitas pessoas procuram formas de alcançar a sabedoria, mas bem poucas têm sucesso. O Berlin Wisdom Project, no final da recente década de 1980, definiu sabedoria assim:

Conhecimento espiritual
Conhecimento factual
Excelente julgamento
Excelentes habilidades para resolver problemas
Capacidade de aprender com os erros e lições do passado
Humildade, força emocional e capacidade de recuperar-se das perdas (resiliência)
Ser uma pessoa aberta e madura - permitir que os outros o vejam como você é
Profunda compreensão da natureza humana, inclusive empatia pelos outros e outras culturas.

Entretanto, se você acha que não possui todas essas qualidades, existem SEIS outras formas de tornar-se mais sábio em relação à experiência humana:
Estudos indicam que as pessoas que mantém mais contato com outras pessoas demonstram níveis mais altos de sabedoria do que aquelas que ficam muito recolhidas. Alguns acreditam que tal se deve ao fato de haver outras pessoas constantemente nos dando novas ideias para pensar, novas informações, novas experiências, enriquece a mente e nos dá maior sabedoria. Portanto, faça um esforço, não para os outros, mas sim, para si mesmo. Fique em contato com os velhos amigos, faça um curso e interaja com as pessoas ao seu redor. 
Sabedoria é a capacidade para compreender todos os aspectos de um problema sem a interferência de sentimentos pessoais. O significado de uma mente aberta é sentir empatia genuína e entender que todos têm uma história que os afeta de alguma maneira, e que não nos cabe exercer julgamento. Um bom hábito é anotar, todos os dias, o que lhe incomoda. No final do dia, dê uma olhada na lista e tente encontrar uma perspectiva diferente para cada problema. Você se surpreenderá com as ideias que lhe ocorrerão.
Uma pessoa sábia reconhece que é impossível saber tudo, e que a vida sempre puxa o tapete quando menos esperamos. Admitir nossos erros pode, muitas vezes, conduzir-nos à sabedoria. Lembre-se, a possibilidade de você estar equivocado não mancha a sua reputação de pessoa sábia, bem pelo contrário. Pessoas sábias reconhecem e admitem seus enganos. Atribui-se a Nietzsche a frase: "A sabedoria impõe limites ao conhecimento, também". Reconheça os limites do seu conhecimento e admita seus erros.
Embora cada um de nós tenha seu gosto pessoal em matéria de livros, música, arte ou cinema, é importante perceber que familiarizar-se com estilos desconhecidos alargará seus horizontes e lhe trará novos pontos de vista, novas ideias e novas percepções sobre a vida. Portanto, deixe de lado o que você está lendo e experimente uma história de ficção científica, um livro de História ou simplesmente um grande romance. O que quer que seja que você quase nunca faz, agora é o momento de tentar. Portanto, experimente algo novo, ou aprenda uma nova habilidade. Isso não apenas lhe tornará mais sábio, mas também mais jovem.
Muita gente diz ter uma grande experiência de vida. Porém, quando foi a última vez que você realmente parou para pensar em tudo o que aprendeu durante sua vida?

Experimente fazer este exercício: anote seus três grandes fracassos e seu três grandes sucessos. Ao lado de cada um, escreva alguns eventos que conduziram ao resultado, e as lições aprendidas. Procure padrões de comportamento, sem orgulho nem pesar, apenas padrões de atitudes que lhe indicarão como você usou cada experiência para seguir adiante. Afinal, conhecer a si mesmo é o nosso maior desafio.
Sim, as notícias frequentemente são tristes e dramáticas, distorcidas ou simplesmente deprimentes. Porém, é difícil tomar decisões equilibradas para si mesmo e para outros se você não aprende com os erros dos outros e, em uma escala maior, sua cidade, seu país, o mundo. Mantenha-se atualizado, leia os jornais, assista aos noticiários da TV ou leia sites com notícias pela internet com frequência. Leia artigos, não apenas as manchetes, e entenda como você se encaixa neste vasto mundo, e onde você se posiciona em tudo isso. Esta atitude é crucial para atingir a sabedoria verdadeira.

7 Exercícios Fáceis Para Melhorar a Saúde dos Olhos!

Além do coração, os músculos dos olhos são o grupo muscular que mais trabalha no nosso corpo. Não importa se estamos trabalhando, fazendo exercícios, ou relaxando em casa, ainda assim, passamos muito tempo olhando para telas luminosas. Fixar o olhar por muitas horas nas telas do computador, laptop, notebook, smartphone, tablet ou televisor acaba debilitando os músculos dos olhos, fazendo com que se cansem e percam sua eficiência. Assim, nossa visão também fica muito afetada. Apresentamos a seguir sete exercícios fáceis que reduzirão a tensão dos olhos, pois esta é uma das principais causas do cansaço visual.
Importante: Faça uma pausa de 20 segundos entre cada exercício.

1. Focar em Diferentes Distâncias

Este exercício faz trabalharem os músculos internos dos olhos.
Repetições: 5
Séries: 3
•Sente-se ou fique numa posição confortável.
•Coloque seu dedo polegar a uns 25cm de distância do seu rosto e foque o seu olhar nele
•Respire fundo e foque o seu olhar em um objeto que se encontre entre 3 e 6 metros de distância.
•Repita este exercício mudando os objetos de enfoque e respirando fundo cada vez que mudar o foco. 

2. Estiramento dos Músculos Médio e Lateral do Olho
Este exercício visa esticar e fortalecer os músculos que controlam os movimentos horizontais e verticais dos olhos.
Repetições: 3
Séries: 3
•Sente-se confortavelmente, mantendo uma posição erguida.
•Olhe para o ponto mais à esquerda que puder, sem mover a cabeça. Concentre-se neste ponto por 5 segundos.
•Pisque algumas vezes e volte os olhos ao estado normal, de repouso.
•Agora, olhe para o ponto mais à direita que puder, sem mover a cabeça.
•Pisque algumas vezes e volte os olhos ao estado normal, de repouso.
•Repita o exercício, olhando de maneira alternada o ponto mais à esquerda e à direita que puder. Lembre-se de piscar algumas vezes entre cada troca de direção de olhar.

3. Relaxe os Olhos: Este exercício reduzirá a tensão e o estresse em volta dos olhos, sendo recomendado para os momentos de pausa durante o trabalho, principalmente para quem trabalha olhando para telas de computadores.
Duração: 5 a 10 minutos
•Sente-se confortavelmente e respire fundo várias vezes.
•Apoie os cotovelos sobre uma mesa, com uma almofada por baixo, para reduzir a tensão nas articulações.
•Esfregue as mãos uma na outra para esquentá-las.
•Feche os olhos e cubra-os com as palmas das mãos. Os dedos devem ficar na sua frente e a parte inferior das palmas devem apoiar-se nas maçãs do rosto.
•Certifique-se de não pressionar os olhos ao apoiar os dedos sobre eles.
•Permaneça assim durante 5 a 10 minutos (recomenda-se utilizar um cronômetro).
•Se você ainda sente seus olhos cansados depois deste exercício, repita-o.

4. Deixe os olhos semicerrados
Este exercício, tomado emprestado da ioga tradicional, destina-se a fortalecer suas pálpebras, que cumprem papel fundamental no suporte dos olhos.
Duração: 1 e 1/2 minuto.
•Feche os olhos parcialmente, assegurando-se de cobrir a metade dos olhos com as pálpebras. 
•Se as pálpebras superiores começarem a tremer, concentre-se até que parem. Pode tentar concentrar-se num ponto distante.
•Permaneça assim durante 10 a 15 segundos e, em seguida, feche os olhos lentamente.
•Respire fundo umas 2 vezes para aumentar o fluxo de sangue. Repita o exercício por um minuto.

5. Movimentos de número 8, o símbolo do infinito (∞)
Este exercício fortalecerá os músculos dos olhos e melhorará sua flexibilidade. 
Repetições: 10 em cada direção.
Série: 3
•Imagine o símbolo do infinito (∞)
•Trace essa forma com seus olhos, lentamente, sem mexer a cabeça.
•Logo que completar 10 repetições de um lado, pisque por alguns segundos e faça mais 10 repetições, começando do outro lado.

6. Massagens sobre os olhos, as têmporas e as sobrancelhas
Este exercício relaxa os olhos e reduz o estresse e a tensão, aumentando o fluxo sanguíneo nessas áreas. Além disso, a pressão suave nos lagos lacrimais aumentará a umidade dos olhos, proporcionando alívio.

Repetições: 3
•Feche os olhos.
•Pressione suavemente sobre as pálpebras superiores e massageie com movimentos circulares, utilizando três dedos. Primeiro, 10 vezes no sentido dos ponteiros do relógio e depois, 10 vezes no sentido contrário. 
•Repita o mesmo exercício com as pálpebras inferiores.
•Utilize as gemas dos dedos para massagear suas têmporas de forma circular. Faça isso 20 vezes em sentido horário e depois, anti-horário.
•Massageie o ponto entre as sobrancelhas.
•Aplique uma leve pressão sobre a parte interior das sobrencelhas (perto do nariz) e solte em seguida. Realize esse exercício 3 vezes. 

7. Controle o desvio de foco dos seus olhos
Este exercício fortalecerá os músculos dos olhos e treinará a capacidade de focalizar objetos próximos, aliviando assim a tensão ocular. 
Duração: 5 a 10 minutos
•Faça uma marca visível em um lápis.
•Segure esse lápis no sentido vertical com o seu braço completamente estendido e com a marca voltada para o seu lado
•Foque-se bem na marca. Não prossiga com o exercício se não estiver 100% focado na marca feita no lápis.
•Lentamente, mova o lápis em sua direção, enquanto mantém o enfoque completamente na marca. Tente manter uma linha reta com o seu nariz. Seu olhos deverão ajustar-se para manter-se focados no lápis.
•Pare no ponto em que começar a enxergar duplo.
• Sem mover o lápis nem a cabeça, desvie a vista para outro ponto e faça uma pausa de 5 segundos, fechando os olhos. Durante esse período, não mova a cabeça nem o lápis.
•Quando sentir que os olhos estão descansados, olhe novamente para a marca no lápis até que consiga enfoca-lo completamente. Se demorar algum tempo no princípio, não desanime. Se continua a ver o lápis em dobro depois de 2 ou 3 tentativas, continua com a etapa seguinte.
•Vá distanciando lentamento o lápis do seu rosto, enquanto segue focado nele.
•Repita esse exercício durante 5 minutos por día. Depois que se torne mais fácil, repita-o durante 10 minutos por dia.