sexta-feira, 4 de março de 2016

30 Fatos Que Você Precisa Saber Sobre Proteínas

É possível viver sem proteína? O que acontece quando há falta ou excesso de proteína no corpo? Quais peixes e queijos fornecem a melhor proteína? Qual é a diferença entre proteína animal e vegetal? A proteína dos ovos é a proteína de melhor qualidade?
30 Fatos interessantes que talvez você não saiba sobre...Proteínas!

1.As proteínas são como blocos de construção essenciais para os trilhões de células do corpo humano. Sem proteínas, a vida não poderia existir. A única substância no nosso corpo que é mais comum do que a proteína é a água. Proteínas formam entre 18 e 20% do nosso organismo.

2. O corpo humano possui cerca de 100.000 diferentes tipos de proteínas, e necessita delas para crescer, curar-se e dar suporte às reações químicas do nosso organismo.

3. A palavra "proteína" é derivada da palavra grega "proteios", que significa "primeiro".

4. As proteínas do corpo possuem várias formas e tamanhos. Proteínas simples parecem-se com pequenos trens com uma porção de vagões. Cada vagão, ou unidade de proteína, é chamado de "aminoácido". O que é comum a todas as proteínas no nosso corpo é que todas elas são complexos químicos feitos com 20 tipos diferentes de aminoácidos.

5. A carne vermelha (de gado) é mais popular; porém, a maior concentração de proteínas encontra-se na carne de frango.



6. Excesso de proteína pode provocar aumento de peso.

7. Em 2010, o atleta Ben Pearson, com 20 anos, aumentou seu consumo de proteínas para ganhar masa muscular. Porém, ele não sabia que possuía uma rara doença genética que impedia seu organismo de processar proteína. Os altos níveis de proteína no seu corpo causaram aumento na produção de amônia no sangue, fazendo com que seu cérebro inchasse e causando, tragicamente, a sua morte.

8. O cabelo é composto por fibras não-solúveis e proteínas não-digeridas chamadas queratinas. A queratina tem o formato de uma mola e cria os tecidos fibrosos e córneos do corpo, como cabelos e unhas.. A queratina possui ligações de enxôfre que tornam o cabelo encacheado. Quanto mais ligações de enxôfre, mais encacheado será o cabelo.

9. Proteínas, assim como carboidratos e gorduras, são consideradas nutrientes importantes. Isso ocorre porque elas fornecem energia (calorias) ao corpo. Enquanto proteínas e carboidratos fornecem 4 calorias por grama, a gordura fornece 9 calorias por grama. O álcool também fornece calorias. Porém, não é considerado uma importante fonte nutricional porque não alimenta e não é necessário à nossa sobrevivência.

10. As proteínas presentes em certos alimentos podem causar alergias porque a sua estrutura pode provocar uma reação imunológica. Por exemplo: muitas pessoas são alérgicas ao glúten, uma proteína encontrada em muitos cereais.

11. de todos os tipos de queijo, o parmesão com teor baixo de sódio contémos mais altos níveis de proteína - 41.6 gramas em cada porção de 100 gramas.



12. De todos os peixes, o atum amarelo é o que contém maior teor de proteína (30g numa porção de 100g). Depois, vêm anchovas (29g), salmão (27g), alabote (25g) e tilápia (26g).

13. Quanto maior e mais maduro o legume, maior será seu teor de proteínas. Sementes de soja adultas contêm altos níveis de proteína: 39.6g por 100g.

14. Sementes de abóbora fornecem 33g de proteínas em cada porção de 100g, enquanto sementes de melancia fornecem um pouco menos de 28g por uma porção de 100g.

15. Excesso de proteínas pode ser nocivo ao organismo. Por exemplo: altos níveis de proteína podem sobrecarregar o fígado e os rins e forçá-los a trabalhar demais para processar e metabolizar a proteína extra.

16. Um dos menores países do mundo, Luxemburgo, é um dos maiores consumidores de carne do planeta. Em Luxemburgo, cada habitante consome, em média 136kg de carne anualmente. Em segundo lugar, vêm os norte-americanos, com uma média de consumo anual de 125kg por pessoa. Em terceiro lugar, vem a Áustria, com um consumo anual de 120kg de proteína animal por pessoa.

17. Embora a população da Índia exceda um bilhão de pessoas, é considerado o país com o mais baixo consumo de carne, com uma média de 1,3kg por pessoa. Em segundo lugar vem Bangladesh, com 4kg de carne por pessoa. Em terceiro lugar vem a República Democrática do Congo, com uma média anual de 5kg de carne por pessoa.

18. A proteína dos ovos é considerada a de melhor qualidade entre todos os alimentos.



19. No passado, a proteína da carne vermelha do gado era considerada a mais consumida. Atualmente, é a do porco.

20. Pesquisadores descobriram que certas mutações proteicas podem aumentar o risco de autismo. Especificamente, quando uma proteína chamada Shank3 se modifica, pode causar perturbações nas conexões neuronais, o que leva à possibilidade de autismo.

21. Sem a proteína chamada albumina, todo o corpo humano ficaria inchado por causa dos líquidos. Baixos níveis de albumina são encontrados em pacientes com hiperidratação (acúmulo patológico de água), em pessoas com queimaduras grandes áreas do corpo, problemas renais, problemas de metabolismo e pessoas desnutridas. Em países sub-desenvolvidos, a carência de proteína e a falta de alimentos são problemas comuns que causam inchaço no abdômen devido à ausência de albumina e desequilíbrio osmóticos dos fluídos do corpo.

22. Carência de proteínas pode causar problemas de saúde muito sérios. Por exemplo: crianças com deficiência de proteínas podem desenvolver a Síndrome de Kooshiorkor, cujos sintomas incluem barriga saliente, cabelos finos, perda de peso e palidez da pele. Se o problema não for tratado de forma apropriada, pode levar ao raquitismo, desordens mentais e ao óbito.

23. A proteína encontrada no sêmen dos homens age sobre o cérebro das mulheres para estimular a ovulação.

24. Para a maioria das pessoas, a recomendação é a de consumir 1 grama de proteína para cada quilo do seu peso corporal. Exemplo: um homem pesando 80kg deveria consumir, pelo menos, 80g de proteínas por dia.

25. A incapacidade de absorver proteínas pode causar doenças como Mal de Alzheimer e câncer.

26. Os insetos fornecem formas de proteína de qualidade superior, se comparadas a muitos alimentos comuns. Por exemplo: 100g de bife de carne de gado contém 29g de proteína e 21g de gordura. Por outro lado, 100g de gafanhotos contém 20g de proteína e apenas 6g de gordura.

27. Proteínas completas são as que contêm todos os nove aminoácidos essenciais. Na maioria dos casos (mas não em todos), proteína animal como carnes de gado, frango, peixe, laticínios e ovos são consideradas completas. Nozes, castanhas e vegetais são consideradas fontes incompletas de proteínas.



28. O consumo de proteína afeta o corpo de várias maneiras, entre elas, as principais: síntese de células ósseas, produção de células vermelhas do sangue, renovação das células cardíacas, neurotransmissores responsáveis pelo humor, funções imunizadoras dos anticorpos, produção de enzimas e hormônios, flexibilidade muscular, funcionamento dos órgãos e equilíbrio da acidez.

29. As pessoas na meia-idade não mais possuem a flexibilidade corporal de pessoas jovens. Isso significa que elas têm que consumir muito mais proteínas. Porém, a produção de ácido clorídrico na meia-idade ajuda a digerir as proteínas à metade. Devido ao fato de as proteínas serem essenciais à regeneração celular, grande parte dos cientistas acredita ser esta a principal razão do envelhecimento.

30. Fontes de proteína vegetal incluem legumes, sementes, nozes/castanhas e frutas. Raízes e tubérculos, como inhame e batata, são legumes pobres em proteínas

Fonte: Walter C.

12 Hábitos Que Te Impedem de Ser Feliz

Todos nós estamos em busca de algo: uma família bem estruturada, boa saúde, uma carreira que nos satisfaça profissional e financeiramente, além de bens materiais, como carro, casa, dinheiro na conta bancária, etc. Mas o que de fato nos move é a busca pela felicidade. Muitos acham que ser feliz é ter bens, já outros preferem viajar, enquanto alguns optam por uma vida tranquila ao lado da família, mas todos nós queremos ser felizes do nosso jeito.

Com o passar do tempo, é normal que criemos hábitos, e nem todos são ruins para nós. O ideal é criar hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos, se alimentar adequadamente, aprender coisas novas... Enfim, práticas que nos induzem a uma vida melhor.

No entanto, infelizmente, muitas pessoas têm hábitos negativos, que destroem a sua felicidade. Isso resulta em uma série de problemas na vida - as pessoas se afastam, os sonhos não são realizados, o dinheiro diminui e até a saúde piora. Por isso, separamos aqui 12 hábitos nocivos que podem estar levando a sua felicidade embora. Leia com atenção e reflita, ou mande este artigo para alguém que esteja seguindo esses costumes.


1. Se apegar aos seus valores e se recusar a ceder ou mudar
A vida é um constante aprendizado, dos 10 aos 80 anos. Se você fecha as portas para o aprendizados, imediatamente para de crescer, em todos os sentidos, desde o profissional até como indivíduo. Deixe de lado essa ideia de que não precisamos de novos ensinamentos e valores só porque a idade avança. Muitas pessoas terminaram sozinhas por estarem apegadas a valores arcaicos. O mundo muda, as sociedades também. O resultado são novos amigos e uma nova forma de ver a humanidade.

2. Resistir aos desafios e mudanças da vida 

Nada pode ser tão doloroso quanto resistir aos desafios que a vida lhe propõe. Isso é teimosia, e faz muito mal. Mesmo que sejam mudanças difíceis no início, tenha em mente que tudo isso faz parte do processo da vida e que no fim tudo irá terminar bem. Mesmo que você goste de uma vida tranquila com foco na rotina, algo pode acontecer. Encare com um aprendizado. Se ainda estiver difícil, olhe para trás e veja quantas situações difíceis você já superou ao invés de brigar com si mesmo e com o seu destino.

3. Ouvir a opinião de quem não importa
As pessoas adoram opinar, principalmente de forma negativa e desencorajadora. O que você quer para a sua vida diz respeito a si mesmo, para os seus anseios, necessidades e a sua forma de ser feliz. A maioria das pessoas, por estarem tão renitentes a mudanças ou até mesmo infelizes, têm o péssimo hábito de criticar a vida dos outros e, pior ainda, quando alguém está disposto a mudar. Porém, um hábito ainda pior é ouvir e aceitar essas opiniões. Feche seus ouvidos e bloqueie sua mente contra opiniões alheias que não acrescentam nada à sua vida e siga em frente.


4. Focar sua vida na vida dos outros 

Isso é muito comum em casais e vida em família, e pode ser muito nocivo não somente para você mas também para o outro. Só pensar e agir para o outro, de acordo com o outro e negligenciar a sua vida pode ser muito nocivo. Quantas pessoas fazem isso e estão infelizes? É claro que a felicidade do seu companheiro ou família são importantes, mas se você está infeliz, isso vai refletir nos seus relacionamentos. Faça o seu próprio caminho e divida com eles.

5. Pensar só nos problemas
Problemas todos nós temos. Não adianta. Faz parte da vida e é uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento, independentemente da faixa etária. E esses problemas podem se tornar grandes monstros que podem te engolir por completo se você pensar nisso noite e dia. Isso pode até te paralisar, e então como resolver tudo isso?Antes de tudo, dê um passo de cada vez, resolva as coisas sem se preocupar com o amanhã. E o mais importante: mantenha uma atitude positiva, isso vai lhe ajudar a controlar a sua mente e os pensamentos negativos. Tudo tem solução. Além disso, não esqueça que, mesmo com problemas, sempre temos coisas boas na nossa vida. Pense nisso.

6. Achar que está sempre certo
Volte ao tópico 3 deste artigo. Você pode estar fazendo algo parecido. Ao insistir em dizer que está sempre com a razão e que a sua opinião é a que vale, está perdendo a maravilhosa oportunidade de aprender coisas novas, além de destruir relacionamentos.

Nem sempre estamos certos. Saiba ouvir o outro. Isso é essencial em uma relação, seja a dois ou com familiares, amigos e até mesmo no ambiente de trabalho. Ao insistir na sua opinião, além de afastar pessoas queridas, você corre o grande risco de se tornar uma pessoa solitária e infeliz justamente pela falta de flexibilidade.


7. Não deixar o outro ir

É muito importante construir relacionamentos saudáveis e com amor, mas preste atenção no que está acontecendo no seu relacionamento agora. Por acaso o outro retribui da mesma forma que você? Se a resposta for não, isso significa que a relação está a ponto de terminar. E, sim, é muito doloroso, principalmente quando amamos o outro, mas o melhor a fazer é deixar a outra pessoa ir. Aprisioná-la em um relacionamento é prejudicial à saúde psíquica, física e sentimental. Se você realmente ama alguém, deve permitir que ela siga o seu caminho. E se a pessoa está infeliz, você também estará. Isso é agir com egoísmo, e egoísmo nos torna infelizes. E o mesmo vale para familiares, amigos e filhos. A felicidade é livre.

8. Amar mais os outros do que a si mesmo
É importante amarmos os outros, como cônjuges, filhos, familiares, amigos, enfim. Amor é essencial em nossas vidas. Agora pare e reflita: há quanto tempo você não ama a si mesmo? O amor próprio reflete nos outros. Você simplesmente não pode sentir isso por todos e esquecer do seu bem-estar emocional. Um dia a vida lhe pedirá para olhar para si, não esqueça dos seus sentimentos, da sua saúde, da sua vida! É um reflexo natural: quanto mais gostar de si mesmo, mais os outros gostarão de você.

10. Achar que as pessoas devem ser como você

Isso é como uma extensão do egoísmo. Além de agir pensando única e exclusivamente em si mesmo, tentar mudar a forma como os outros agem, pensam, enfim, vivem, também é ser um pouco egoísta. E pense: assim como você, os outros também passam por situações difíceis e dias ruins, portanto, respeite. E tem mais: achando que os outros precisam ser como você só vai te trazer muita frustração.

11. Apegar-se ao passado
Este é um dos piores tópicos. Esquecer o passado é imprescindível para ter uma vida plena e cheia de felicidade. Mas você pode perguntar agora: mas a minha vida estava melhor há anos, eu tinha isso e aquilo, e agora? Mesmo assim. Pense que, assim como aquele momento passou, este também irá passar e assim por diante. A vida é cíclica. Guarde as boas lembranças com carinho na sua memória, mas sem apego. Quanto aos momentos difíceis, esses sim devem ser apagados da memória. Estar conectado ao passado, seja ele bom ou ruim, vai te trazer infelicidade.

12. Esperar a felicidade
Da mesma forma que se apegar ao passado vai te deixar infeliz, pensar que a felicidade está no futuro vai te tornar, além de infeliz, uma pessoa muito ansiosa. Muitos dizem: "quanto tiver aquele carro serei feliz", ou "quando eu tiver aquele relacionamento aí sim serei feliz", e por aí vai. E o que você tem hoje? Não conta? O que te impede de ser feliz com o que você tem? Como disse Buda: "O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente".

Fonte: lifehack.org

A Aposta da Loira




Uma loira lindíssima entra em um casino de Las Vegas e vai direto para a mesa de roleta. Ela sorri para os dois crupiês e aposta 20 mil dólares em uma única rodada.

"Eu espero que vocês não se importem...", diz ela aos dois em uma voz sonhadora. "Eu sinto que tenho muito mais sorte quando estou nua..."

A moça tirou todas as suas roupas, ficando completamente nua. "Vamos lá! Agora sim eu sei que ganho! A sorte está do meu lado!", diz a loira, batendo palmas e esperando a roleta girar.

A roleta para no número 13. "Eu ganhei! EU GANHEI!!!", grita a bela moça, dando pulos de alegria.

Ela recolhe os seus ganhos e suas roupas, dá um abraço em cada um dos crupiês e desaparece.

Os dois se entreolham, em estado de choque, até que um deles se recompõe e pergunta: "Ela apostou mesmo no 13?"

"Não sei", responde o outro crupiê. "Eu achei que você estava prestando atenção..."

Moral da história:

1. Nem toda aposta depende de sorte.

2. Nem todas as loiras são burras.

3. Mas os homens... São sempre HOMENS!