quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

ALGUNS ARTIGOS INTERESSANTE E ÚTIL A NOSSA QUALIDADE DE VIDA


Os Benefícios do Espinafre à Saúde

Conheça as Propriedades Medicinais do Manjericão!

Cuidado: O Mofo Pode Afetar a Sua Saúde!

Alimentos Iguais a Órgãos Humanos e que Fazem Bem à Saúde!

Dalai Lama e os 10 Ladrões da Energia

Faça Essas 10 Perguntas A Si Mesmo Diariamente e Mude Sua Vida!

Conselhos Financeiros de Warren Buffet

Arroz Com Feijão Faz Bem à Saúde?

Os Melhores Alimentos Para Ajudar na Perda de Peso

Os Benefícios do Espinafre à Saúde

Todo mundo sabe que o espinafre é bom para a saúde - Popeye que o diga! Entretanto, enquanto o personagem usa o espinafre para ficar mais forte, você pode se surpreender ao descobrir que esse vegetal também pode ajudar a proteger contra problemas inflamatórios, ósseos, de pressão arterial e problemas relacionados ao estresse, entre outros.

O espinafre está no topo da lista de riqueza em nutrientes. Ele contém uma enorme quantidade de vitaminas, minerais e fitonutrientes que melhoram a saúde, tais como carotenoides (betacaroteno, luteína e zeaxantina) e flavonoides - e todos esses têm uma poderosa proteção antioxidante.

Informação nutricional: A composição do espinafre
Isto é o que uma xícara de espinafre irá fornecer:
839 miligramas de potássio (mais do que uma banana, que contém cerca de 539 mg).
Uma fantástica fonte de ferro (6,4 mg). A falta de ferro afeta a eficiência com a qual o seu corpo usa energia.
Uma grande fonte de magnésio (24 miligramas). Este nutriente é essencial para a metabolização da energia. O magnésio também mantém as funções muscular e nervosa, o ritmo cardíaco, a saúde do sistema imunológico e a pressão arterial.
Grandes quantidades de vitamina K, fibra, fósforo e tiamina.
Apenas 27 calorias.

Como selecionar e armazenar o espinafre
O espinafre deve ter folhas e caules de cor verde-escura forte, sem sinais de amarelamento. As folhas devem parecer frescas e não podem estar murchas e "machucadas". Folhas com um revestimento viscoso devem ser evitadas, pois isso indica que estão velhas. Para armazenar o espinafre, coloque-o em um saco plástico e feche bem, espremendo o ar para fora tanto quanto possível. Em seguida, coloque-o na geladeira e consuma no prazo de 5 dias. O espinafre cozido não deve ser armazenado, pois não irá manter suas propriedades nutricionais ou o sabor.


Os benefícios do espinafre à saúde
Ajuda a combater a anemia: O espinafre é uma grande fonte de ferro - um mineral essencial na prevenção da anemia. Meia xícara de espinafre contém 3,2 mg de ferro, que corresponde a cerca de 20 por cento da necessidade diária das mulheres (que são mais suscetíveis a desenvolver anemia).
Ajuda a prevenir a asma: Estudos têm mostrado que pessoas que consomem grandes quantidades de certos nutrientes - incluindo o betacaroteno (um ótimo antioxidante) têm um menor risco de desenvolver asma. E o espinafre é uma excelente fonte de tal nutriente.
Ajuda a baixar a pressão arterial: Pesquisas mostram que uma dieta pobre em potássio pode controlar a pressão arterial elevada, e quando uma dieta rica em sódio. O espinafre contém níveis elevados de potássio, o que ajuda a contrabalancear os efeitos do sódio no corpo.
Promove a saúde óssea: O espinafre contém uma grande quantidade da vitamina K, benéfica para a manutenção da saúde óssea. O espinafre é também uma excelente fonte de nutrientes de apoio aos ossos, incluindo cálcio e magnésio.
Tem propriedades anticancerígenas: O espinafre contém altos níveis de conteúdo fitonutriente (incluindo flavonoides e carotenoides), que funcionam como agentes anti-inflamatórios e anticancerígenos. Aliás, estudos mostram que o espinafre pode abrandar a divisão celular em células cancerosas no estômago e reduzir o risco de câncer de pele.


É uma excelente fonte de nutrientes antioxidantes: Por ser uma excelente fonte de vitaminas C, E, A, manganês, zinco e selênio, o espinafre ajuda a diminuir o risco de numerosos problemas de saúde relacionados ao estresse oxidativo.

Promove a regularidade intestinal: O espinafre é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e promover um sistema digestivo saudável.
Promove a saúde da pele e cabelo: O espinafre é uma excelente fonte de vitamina A - um nutriente necessário para a produção de sebo para manter o cabelo hidratado. Além disso, assim como outras folhas verdes, ele tem teores elevados de vitamina C, o que ajuda a produzir e manter o colágeno, essencial para a estrutura da pele.
Reduz o risco de catarata: O espinafre contém luteína e zeaxantina, ambas as quais ajudam a proteger os olhos dos efeitos nocivos dos raios UV que podem levar à catarata.
Reduz o risco de desenvolvimento de úlceras: Verificou-se que o espinafre tem a capacidade de proteger a mucosa do estômago, diminuindo a ocorrência de úlceras gástricas. Também foi observado que ele aumenta a resistência do revestimento do trato digestivo, prevenindo a inflamação nessa parte do corpo.​

Ficou com vontade de comer mais espinafre? Aproveite para fazer esta deliciosa TORTA SOL

Conheça as Propriedades Medicinais do Manjericão!

O manjericão é uma erva maravilhosa. Saborosa e aromática, é um dos temperos mais populares do mundo, utilizado em diversas gastronomias, principalmente na culinária italiana, pois dá um toque especial aos maravilhosos molhos de tomate ao sugo típicos da Itália. Também é utilizado em diversas receitas, inclusive no preparo de doces!

O manjericão é muito fácil de ser cultivado. Você pode ter na sua casa, em um vaso ou no jardim, e sempre próximo à luz do sol. Uma dica é manter um vaso com a erva em alguma janela da sua casa onde bata sol.

Além de ser um ótimo ingrediente, o manjericão tem muitas propriedades medicinais - ele pode ser usado como antibiótico natural e faz bem para a pele e o cabelo. Vamos mostrar agora 12 formas medicinais de utilizar esta incrível erva.



1. Indigestão e problemas estomacais
Caso esteja com dores de estômago ou indigestão, siga esta dica: adicione meia colher de sopa de manjericão fresco picado ou até mesmo o seco em um copo d'água. Deixe descansar por alguns minutos e beba.

2. Tosse e resfriado
O manjericão alivia a tosse e os desconfortos causados pelo resfriado. A dica aqui é fazer um chá com a erva, pode fazer com manjericão seco ou fresco. Tome uma xícara quando achar necessário e sentirá os bons resultados.

3. Dor de cabeça
A dica para acabar com a dor de cabeça é inalar o vapor feito com a erva. Ferva dois copos de água, coloque em um recipiente médio e adicione uma colher de sopa de manjericão. Cubra a cabeça com uma toalha, aproxime o rosto do recipiente e inale o vapor entre cinco e dez minutos. A dor de cabeça vai passar!



4. Picadas de inseto
Picadas de mosquito e insetos são muito incômodas, pois podem coçar e inchar. Para aliviar esses sintomas, basta esfregar levemente uma folha de manjericão fresco ou deixá-la sobre a picada do inseto por alguns minutos.

5. Dor de ouvido
O óleo essencial de manjericão contém propriedades bactericidas que aliviam dores de ouvido causadas por infecção, além de acelerar o processo de cura.

6. Nível de açúcar do sangue
Alguns estudos comprovaram que o manjericão ajuda a controlar os níveis de açúcar do sangue se consumido com regularidade, em forma de suco ou chá. É uma boa sugestão para diabéticos.

7. Nervoso e estresse
Terapeutas naturais recomendam tomar duas xícaras de chá de manjericão bem forte caso esteja em altos níveis de nervoso e estresse. As propriedades da erva ajudam a relaxar.


8. Pele flácida
A pele se torna mais flácida com o passar dos anos, e um dos primeiros locais a serem afetados é o rosto e o pescoço. O manjericão tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres relacionados ao envelhecimento. A dica aqui é fazer uma mistura de água e folhas de manjericão maceradas. Antes de dormir, passe essa mistura no rosto com a ajuda de um chumaço de algodão. Você sentirá a diferença.

9. Antienvelhecimento
E para potencializar ainda mais os benefícios do manjericão no rosto e no pescoço, faça uma mistura com folhas da erva maceradas com óleo de coco e aplique nessas áreas. O óleo de coco vai manter as células da pele bem hidratadas. Além disso, essa receita ainda ameniza rugas e linhas de expressão.

10. Micose
Caso esteja com este problema, aplique algumas gotas de limão e passe folhas frescas de manjericão na área afetada pela micose. As propriedades bactericidas dos dois ingredientes vão ajudar a aliviar desconfortos como a coceira e acelerar o processo de cura.

11. Queda de cabelo
Para amenizar a queda de cabelo, faça a seguinte receita: amasse algumas folhas de manjericão e misture com óleo de amla. A amla é uma planta indiana e o seu óleo é amplamente usado na Índia para fortalecer os cabelos. Faça essa mistura e aplique no couro cabeludo, deixando agir por alguns minutos, depois lave como de costume.

12. Caspa
Além de antioxidante, o manjericão é um poderoso antifúngico, e pode ser uma alternativa natural para o controle da desagradável caspa. A mesma mistura de manjericão com óleo de coco utilizada no rosto pode ser aplicada no couro cabeludo. Deixe agir por alguns minutos e lave os cabelos normalmente.

Nota: As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

Fonte: wellnessmama.com l 1mhealthtips.com

Cuidado: O Mofo Pode Afetar a Sua Saúde!


O mofo é um problema que pode surgir em qualquer residência, mesmo que você mantenha tudo limpo. Além de deixar uma péssima aparência nas paredes, alguns tipos de mofo são muito tóxicos e podem causar sérios problemas à saúde. Se você tem aquelas manchas persistentes em algumas partes da sua casa, este artigo é fundamental para mantê-lo informado.



O que é o mofo?
O mofo é formado por diversos tipos de fungos microscópicos que se formam em ambientes úmidos, principalmente em áreas onde não há luz solar, formando grandes manchas que podem ser cinzas, verdes, azuis ou até vermelhas. Como elas se reproduzem muito rápido, algumas delas surgem e crescem em questão de horas. Mesmo que você limpe, ilumine e deixe o ambiente menos úmido, as bactérias ainda podem ficar ali e sobreviver por um bom tempo.

Como o mofo aparece? 

mofo pode surgir em diversos lugares, desde a parede do banheiro até mesmo dentro de uma simples cafeteira. Outros ambientes como porões e sótãos escuros e úmidos e locais onde tenha problema de vazamento dos canos de água são propícios para que essas bactérias apareçam e se multipliquem. Surgem também em lugares que você menos espera, como geladeira, forno e máquina de lavar, por mais que você os mantenha limpos. O problema é a falta de ventilação e a umidade. Em muitos casos é difícil se livrar deste mal, porque mesmo que você tenha limpado a área afetada, as bactérias ainda conseguem sobreviver no ar.

E por que é tão perigoso à saúde?
Qualquer tipo de mofo pode causar doenças, mas dentre todos os tipos, o mofo preto é o mais perigoso. Pessoas com baixa imunidade estão mais suscetíveis a doenças ao serem expostas a ele, além da condição genética. Um estudo científico comprovou que quem tem o gene HLA-DR corre riscos muito maiores. Veja abaixo algumas doenças que o mofo pode causar:

Sinusite fúngica
Estudos médicos já comprovaram que, em alguns casos, a sinusite é causada por bactérias fúngicas. Mesmo que o paciente faça um tratamento para acabar com a doença e não consegue curá-la, o médico precisa examinar novamente, pois a sinusite fúngica (também chamada de invasiva) se diferencia das outras. E é preciso tratar o problema o quanto antes, antes que se agrave, com consequências muito mais sérias à saúde.

Síndrome da resposta inflamatória sistêmica
Esta é uma séria doença crônica associada à categoria de doenças relacionadas a biotoxinas. Resumidamente, é uma forte intoxicação respiratória causada pelas biotoxinas, um tipo de tóxico muito perigoso que são emitidas pelo mofo. A doença afeta os pacientes de diferentes formas, podendo atacar órgãos como fígado e rins.

Sintomas de doenças causadas por mofo
Se você tem este problema em casa e está com alguns dos sintomas abaixo, preste atenção, pois pode estar com alguma doença causada pelo mofo que, em alguns casos, podem ser confundidos com o de um resfriado comum. Um estudo científico apresentado em 2003 em um congresso médico em Dallas, Estados Unidos, mostrou que pessoas tinham esses sintomas por estarem expostas ao mofo. Veja alguns deles:
Cansaço;
Problemas gastrointestinais, como vômito e diarreia;
Perda de peso;
Dor de cabeça;
Bronquite crônica;
Queda de cabelo;
Perda de memória;
Rachaduras na pele;
Tosse crônica ou com sangue;
Problemas visuais ou até cegueiras repentinas;
Perda de olfato;
Dores musculares;
Dores nos rins;
Urinar com frequência;
Tremores;
Depressão e ansiedade.

Caso tenha alguns desses sintomas ou em conjunto, procure um médico imediatamente.

Como acabar com o mofo?
Agora que você está ciente dos perigos que o mofo pode causar, precisa aprender a eliminá-lo. Aqui vão algumas dicas:
Use um produto antifúngico e limpe as áreas afetadas;
Procure por algum purificador ou desumificador de ar;
Caso o mofo esteja fora de controle, procure por ajuda de um profissional. Além de eliminar o problema, ele pode ajudá-lo a identificar o porquê do surgimento (e a persistência) do mofo;
Mantenha sua casa muito arejada, mesmo em dias frios. Abra portas e janelas;
Depois do banho, deixe o vitrô e a porta abertas para arejar e evitar umidade. Caso seu banheiro não tenha janelas, coloque um ventilador após o banho para circular o ar e evitar umidade, e mantenha a porta aberta;
Verifique eletrodomésticos como geladeira, máquina de lavar e secadora de roupas, além de seus armários e guarda-roupas. Deixe arejar e mantenha-os sempre limpos;
Se tiver sótão ou porão em casa, não acumule muitas coisas e limpe com frequência. No caso do sótão, por exemplo, é possível instalar telhas de vidro no telhado para mantê-lo iluminado e aquecido com a luz do sol.

Separamos também uma ótima dica: fazer o seu próprio antimofo caseiro, com ingredientes naturais! Clique aqui para saber mais.

Créditos: healthyandnaturalworld.com

Alimentos Iguais a Órgãos Humanos e que Fazem Bem à Saúde!


Aquele antigo e sábio ditado, "Você é o que você come", se encaixa perfeitamente com as informações que mostraremos neste artigo. A natureza é tão perfeita e sábia que parece ter criado esses alimentos justamente para nos auxiliar em nossa saúde. Você vai ver agora a incrível semelhança entre órgãos do corpo humano e os alimentos que se parecem com eles. Surpreenda-se e ao mesmo tempo se informe!


Cenoura - Olhos


Basta cortar uma cenoura ao meio e ver sua composição interna. Você vai ver a similaridade no formato entre este vegetal e o olho humano. E o mais surpreendente é que a cenoura é um dos melhores alimentos para a saúde ocular, pois é rico em vitaminas e antioxidantes, tal como o betacaroteno, que ajuda a prevenir a degeneração ocular, uma doença que atinge grande parte da população adulta, principalmente idosos.

Noz - Cérebro


O formato de uma noz, principalmente sem a casca, é muito parecido com o nosso cérebro, mas não para por aí. Além do formato, a noz tem componentes que fazem muito bem ao órgão, como o ácido alfalinolênico, um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo, que atua diretamente na formação de células e membranas cerebrais, além de mantê-las em bom funcionamento.

Aipo - Ossos



Talvez você nunca tenha feito esta associação, mas o longo formato do caule do aipo lembra claramente os ossos humanos. Além da semelhança, o aipo é um ótimo alimento para a saúde óssea, pois é uma ótima fonte de silício, um elemento químico que é parte da estrutura molecular do osso que lhe confere força. Outra coincidência: os ossos contém 23 por cento de sódio em sua estrutura, a mesma quantidade do aipo.


Abacate - Útero



Esta fruta tem o formato do útero e é um excelente alimento para a fertilidade. O abacate é uma ótima fonte de ácido fólico, que ajuda a reduzir o risco de descolamento do colo do útero. É também recomendado a mulheres que planejam engravidar, pois é ótimo para ajudar na fertilidade e, no caso de quem já está grávida, para a saúde do bebê.


Ostra - Testículo



Estudos médicos mostraram que a ostra é um ótimo alimento para o bom funcionamento dos órgãos sexuais masculinos. Uma pesquisa realizada na Holanda mostrou que este alimento é rico em zinco e ácido fólico, essenciais para o bom funcionamento dos órgãos sexuais.


PUBLICIDADE



Laranja - Seio



A similaridade entre frutas cítricas e o seio feminino pode ser até ser uma coincidência, mas a fruta traz uma série de benefícios a este órgão. A casca da laranja contém uma substância chamada limonoide, que acredita-se que ajuda a combater células cancerígenas, principalmente no seio.


Tomate - Coração



Corte um tomate ao meio e você verá a grande semelhança entre ele e a estrutura interna do coração. Um estudo médico mostrou que o licopeno contido no tomate protege as estruturas celulares e o DNA de radicais livres que destroem as células saudáveis, o que pode levar ao surgimento de células cancerosas. O licopeno também reduz o nível de colesterol no sangue, que pode causar sérios problemas cardíacos. E tem mais: se você consumir o tomate acompanhado de uma pequena quantidade de gordura insaturada (como azeite de oliva ou óleo de abacate), o organismo absorve o licopeno com mais facilidade.


Vinho Tinto - Sangue



O vinho tinto é rico em antioxidantes e polifenóis, inclusive uma substância chamada resveratrol, que faz muito bem à saúde. Dentre seus benefícios, o resveratrol combate o LDL, o colesterol ruim, além de manter as veias sanguíneas fortes e evitar a formação de coágulos no sangue.


Gengibre - Estômago




A receita de chá com gengibre para curar dores de estômago é bastante popular, e não é para menos, pois a raiz atua diretamente no bom funcionamento do sistema digestivo. O gengibre é ótimo para acabar com dores, cólicas, náusea, vômitos e gases, além de fortalecer os músculos da parede do estômago.


Batata-Doce - Pâncreas




Outra associação que até então poucos talvez tenham imaginado. A batata-doce é rica em betacaroteno, um poderoso antioxidante que protege as células do organismo, principalmente do pâncreas. É fundamental consumi-lo, pois o pâncreas se torna mais vulnerável a doenças com o avanço da idade, inclusive câncer.


Fonte: Daniel M.