quinta-feira, 14 de julho de 2011






Linhaça - O que é e seus benefícios



A linhaça é a a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca e dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação.
A linhaça é uma fonte vegetal rica em proteínas, sais minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais, mas o que a torna um alimento especial é o ômega-3, as fibras e lignanas que ela possui. Pode parecer num primeiro momento, que as duas sementes diferenciam-se apenas pela cor e origem, mas as diferenças entre elas não ficam só por aí. A linhaça dourada é mais rica por ter maiores quantidades de ômega-3 e fibras, além de disponibilizar melhor as lignanas por sua casca ser mais fina, atribuindo também um gosto mais leve e saboroso a linhaça.
O ômega-3 presente na linhaça regulariza as níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue, diminui inflamações, promove a renovação celular, fortalece e previne anomalias neurológicas, atua na produção de prostaglandinas que são compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, além disso, ela é um dos alimentos mais ricos em ômega-3 existentes na natureza.
De fato, cerca de 56% do óleo de linhaça é composto de ômega-3, o ácido graxo que evita obstruções nas artérias, contra 30% do óleo de salmão, por exemplo.
Seus ácidos graxos são antioxidantes, isto é, barram as moléculas de radicais livres por trás de várias doenças, e impedem a formação da placa de ateroma, que é a causa de várias doenças cardiovasculares. E ainda há evidências de que reforçam as defesas do corpo. Por fim, o ômega-3 é empregado na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue. Isso é conhecido dos médicos desde a década de 1950. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 2g de ômega-3.
A linhaça também é rica em fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do intestino, na regulação dos níveis de glicose sanguínea e dos níveis de colesterol, prevenindo e auxiliando no tratamento de várias doenças. Na composição da linhaça encontramos em torno de 10% de fibras.
As fibras são resíduos de células vegetais que não são digeridos pelo homem, mas mesmo assim são de grande importância para o bom funcionamento do organismo, para o controle da obesidade e prevenção de muitas doenças. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 20 a 30 g de fibras por dia, para que o nosso sistema digestivo possa funcionar bem, prevenir a obesidade e muitas doenças que a ela vem associada.
A linhaça é a fonte mais rica de lignana, o fitoestrógeno mais pesquisado recentemente pelos cientistas, e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio



 
Soja - As vantagens e a sua influência na saúde humana

Soja é um grão cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. Pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha e é originária da China.
É um dos alimentos de origem vegetal que apresentam o maior teor de proteínas, contendo quase todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita para construir e renovar suas células. Pode até mesmo substituir as proteínas de origem animal, se consumidas com cereais integrais.
Pessoas que são portadoras de gota ou artrite não devem consumir alguns tipos de proteínas formadas por compostos purínicos, que são os responsáveis pela formação do ácido úrico, que nessas enfermidades está sempre elevado. Por isso, a soja é muito indicada como fonte de proteínas na alimentação diária dessas pessoas.
Além de fonte de proteínas, a soja é rica em fibras que auxiliam a controlar os quadros de colesterol elevado, regularizam as funções intestinais e atuam nas afecções como a diarréias, constipação e câncer de cólon.
Pessoas diabéticas podem fazer uso da soja, pois ela possui um baixo índice glicêmico e o seu teor elevado de fibras normaliza os níveis da glicose sanguínea.
Possui vitaminas do complexo B, como a vitamina B1, B2 e B3, que são raramente encontradas em alimentos de origem vegetal mas, são essenciais para a manutenção de terminações nervosas e pele.
A soja é rica em isoflavonas, fitoestrógenos, repositores hormomais naturais, que diminuem os sintomas da menopausa e TPM, além de prevenir o câncer de próstata, de ovários, e de mama, doenças cardiovasculares e a osteoporose.
A soja contém 5% de minerais em sua composição, entre eles destaca-se o cálcio, ferro e zinco. Os minerais desempenham várias funções: regulação da atividade de enzimas, manutenção do equilíbrio de pH, manutenção da pressão osmótica, atuação no transporte de componentes essenciais através de membranas celulares, e como constituinte estrutural de certos tecidos, como os ossos.
Enfim, é inegável que a soja traz inúmeros benefícios a saúde, e o uso de soja e seus derivados, juntamente com alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas, legumes e verduras, são sempre bem-vindos para a obtenção de uma alimentação equilibrada e saudável.